Faculdade na minha cidade ou longe: qual a melhor opção?
06/09/2019
Departamento de Marketing
Quase todos os estudantes que estão no fim do seu Ensino Médio já estão com o pensamento voltado para o Ensino Superior. Uma dúvida muito comum pode ser sobre o local em que vai estudar. Perto ou longe de casa? Para te ajudar a tomar uma decisão, leia este texto completo!

Quase todos os estudantes que estão no fim do seu Ensino Médio já estão com o pensamento voltado para o Ensino Superior. A escolha do curso para graduação, da faculdade, a nova fase que está por vir: tudo isso pode tomar a mente dos jovens alunos. Uma dúvida muito comum pode ser sobre o local em que vai estudar. Perto ou longe de casa? É uma decisão que influenciará nos próximos anos da vida e por isso merece muita atenção. Claro que a sua disciplina e organização do próprio tempo serão de grande valor, porém, há várias condições, como a distância, que fazem toda a diferença na rotina. Saiba as diferenças de fazer faculdade longe ou na sua cidade e escolha o que mais se encaixa no seu desejo!

A escolha da faculdade

Diferente do que muitos pensam, a escolha do curso e da própria faculdade em si não são as únicas decisões do estudante que deseja continuar seus estudos. Aspectos vividos na prática influenciam - e muito - na hora de pensar em qual faculdade buscar a sonhada graduação.

O que significa, na prática, estudar longe?

Quando cursamos a graduação em outra cidade, longe de nossa casa, há vários problemas que surgem e precisam ser solucionados. Há, por exemplo, a necessidade de sair da casa dos pais e alugar outro local mais perto, uma opção que não é muito viável para a realidade financeira de muitos. Não podemos esquecer de que há desenvolvimento pessoal e maturidade envolvidos em morar sozinho ou com amigos, viver novas experiências e conhecer pessoas. As repúblicas atendem facilmente a demanda que envolve os estudantes, porém, é inegável dizer que morar com os pais é mais vantajoso, tanto para economizar tempo quanto para guardar mais dinheiro. Aos que podem permanecer apenas na faculdade por conta do sustento dos pais, é muito interessante ficar em casa, pois há tendências de que haja maior disciplina. Outra demanda desse contexto de estudar longe é o planejamento quanto ao transporte, alimentação e todas as demais necessidades para aqueles que ficarão muito tempo do dia fora por conta da distância.

Os impactos de fazer uma faculdade próxima da sua cidade

Ao optar por uma instituição de ensino que esteja mais perto de casa, na sua cidade ou próxima a ela, o estudante tem mais conforto em seu dia a dia de uma forma geral. A distância não será tão problemática, demandando tempo demais da sua rotina. Além disso, economia com alimentação e transporte podem acontecer aos que estiverem na mesma cidade da faculdade. Pensar sobre essa escolha deve envolver algo a longo prazo, afinal, serão quatro ou cinco anos de sua vida nessa rotina.

Deve-se prever o cansaço e o estresse provenientes da graduação, que somados a maiores dificuldades podem desanimar o estudante, principalmente se ele já trabalha além de estudar. Essa realidade é difícil, mas se as condições puderem ser mais favoráveis, é mais recomendado.

Agora você já tem uma série de informações necessárias para trabalhar a sua decisão. Pense nos prós e contras, além do seu próprio perfil como estudante. A faculdade ideal pode estar bem perto de você!

Faculdade na minha cidade ou longe: qual a melhor opção?