Aprender brincando: a ludicidade como ferramenta de alfabetização!
17/06/2026
Depto de Marketing
Os alunos do 3º semestre do curso de Pedagogia, na disciplina Alfabetização: Saberes e Práticas, ministrada pela professora Sabrina Aparecida Lamas de Castro, desenvolveram jogos pedagógicos voltados às turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Os alunos do 3º semestre do curso de Pedagogia, na disciplina Alfabetização: Saberes e Práticas, ministrada pela professora Sabrina Aparecida Lamas de Castro, desenvolveram jogos pedagógicos voltados às turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Além da confecção dos materiais, os estudantes realizaram a aplicação dos jogos junto aos estudantes e elaboraram um relatório descrevendo todo o processo, desde a construção até a utilização em sala de aula.
A proposta teve como objetivo incentivar os futuros pedagogos a incorporarem jogos em suas práticas alfabetizadoras, bem como a desenvolverem seus próprios recursos pedagógicos. A atividade também buscou ampliar a compreensão sobre a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem, considerando os interesses, as necessidades e o papel ativo dos estudantes na construção do conhecimento.
Ao final do projeto, cada grupo definiu o destino dos jogos produzidos. A maioria dos materiais foi doada a escolas da região, enquanto alguns foram destinados à Brinquedoteca da Faculdade São Luís, contribuindo para o enriquecimento de espaços educativos e para o aprendizado de muitas crianças.
Uma experiência que fortalece a criatividade, a prática pedagógica e o compromisso com uma educação significativa e transformadora.


#Pedagogia #Alfabetização #SaberesEPráticas #Ludicidade #JogosPedagógicos

Aprender brincando: a ludicidade como ferramenta de alfabetização!
Selo Signatário
QR Code
Texto QR Code