BOLSAS E PROGRAMAS

A Faculdade São Luís trabalha com Bolsas e Financiamentos estudantis para facilitar sua entrada na vida acadêmica.

Abaixo um resumo de cada programa.

Baixe nosso e-book com informações detalhadas de cada programa aqui!

CRONOGRAMAS DE CADA PROJETO ABAIXO:

  • FIES
  • PROUNI
  • ESCOLA DA FAMÍLIA
  • PRAVALER
  • CAPES-PIBID
FIES - PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos. Para concorrer, o candidato deve ter feito o ENEM a partir da edição de 2010, obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero. O novo fies está dividido em três diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar:

Modalidade I: destinada à oferta de vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos, sem carência de 18 meses após o fim do curso.

Modalidade II: destinada às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos, com taxas de juros que variam entre 2,5% a 3%.

Modalidade III: destinada a todas as regiões do Brasil com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Assim como a modalidade II, será destinada para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.


 

INSCRIÇÕES 2018-2 - ENCERRADAS
PROUNI - PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

O Programa Universidade para Todos - ProUni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

O candidato deve ser brasileiro, sem diploma de nível superior, ter cursado todo ensino médio em escola pública ou escola particular, mas com bolsa integral. Para concorrer, e ter feito o ENEM do ano atual, tendo atingido no mínimo 450 pontos e não ter zerado na redação.

CRONOGRAMA -  2º Semestre de 2018

  • 26/06 a 29/06 - Período de inscrições
  • 02/07 - Resultado da 1ª chamada
  • 02/07 a 10/07 - Comprovação de informações da 1ª chamada
  • 16/07 - Resultado da 2ª chamada
  • 16/07 a 23/07 - Comprovação de informações da 2ª chamada
  • 30/07 e 31/07 - Prazo para participar da Lista de Espera
  • 02/08 - Divulgação da Lista de Espera
  • 03/08 a 06/08 - Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação

Fonte: Site PROUNI

Dúvidas e Informações:

  • Setor de Projetos
  • Fone: 3209.1800 - ramal 1864
Inscrições exclusivamente no site oficial do programa.
CONFIRA CRONOGRAMA NO SITE
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA

O programa Bolsa Escola da Família, é uma bolsa integral (100%), onde o candidato deve estar regularmente matriculado na faculdade, e ter disponibilidade de prestar serviços comunitários desenvolvendo as atividades do Programa junto às Escolas Públicas, Estaduais ou Municipais, cumprindo a carga horária de 08 horas aos finais de semana.

Para se candidatar ao Programa Escola da Família, o estudante deverá preencher o formulário de inscrição, on-line e entregar a documentação necessária na Diretoria de Ensino mais próxima de sua cidade.

Site Escola da Família

 

CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO DE NOVOS BOLSISTAS

Segue o cronograma detalhado das ações previstas no período de de 03-08 a 01-09-18:

  • 03 a 13-08-18 - inscrição de novos candidatos à bolsa de estudos; 
  • 06 a 15-08-18  - prazo para entrega da documentação pelos candidatos nas Diretorias de Ensino; 
  • 06 a 17-08-18 - aprovação no site das fichas de inscrição dos novos candidatos pelas Diretorias de Ensino e pelas Instituições de Ensino Superior; 
  • 20-08-18 -  processamento da classificação e divulgação dos resultados para as Diretorias de Ensino e candidatos; 
  • 20 a 30-08-18 - encaminhamento pelas DEs dos bolsistas classificados para início das atividades nas escolas em 01/09/18; 
  • 01-09-18 - apresentação e início das atividades nas escolas dos novos bolsistas.

Orientamos que os candidatos a bolsas de estudo deverão ter conhecimento prévio do Regulamento do Projeto disponível no site.

 
04-06 a 14-06-18 - inscrição de novos candidatos à bolsa de estudos.
PRAVALER CRÉDITO UNIVERSITÁRIO

O PRAVALER é um crédito universitário que permite você pagar seus estudos ao longo do tempo, de uma maneira mais leve. Você pode financiar as mensalidades do seu curso de graduação. O PRAVALER é um financiamento estudantil e os juros são de 2,19% ao mês. O crédito universitário PRAVALER funciona assim: no 1º contrato, você paga 57% do valor da mensalidade atual + taxa de juros ao mês. A partir do 2º e demais contratos, você paga 65% do valor atual das mensalidades + taxa de juros ao mês. O cadastro é on-line.

Mais Informações:

As inscrições já estão abertas.
Programa Institucional de bolsa de iniciação científica

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Objetivos do programa:

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • Contribuir para a valorização do magistério;
  • Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
  • Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Coordenadora Institucional: Profa. Dra. Ana Beatris Lia Vaccari

Coordenadores de Área:

Ciência Biológicas – Profa. Dra. Janaina F. Gonçalves Neto
Filosofia – Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti
Geografia – Profa. Ma. Rosane T. P. Figueiredo
História – Profa. Ma. Liamar I. Tuon
Letras/Inglês – Profa. Ma. Janaina M. Lopes Ferreira
Letras/Português – Profa. Dra. Roseli B. de Camargo
Matemática – Profa. Ma. Luciana Aquaroni
Pedagogia – Profa. Dra. Fabiana C. de Souza Stesse

Porta Pibid MEC: http://portal.mec.gov.br/pibid

 

E-mail: pibid2014@saoluis.edu.br
Dúvidas?
Dúvidas sobre os programas? Envie-nos uma mensagem!
>