BOLSAS E PROGRAMAS

A Faculdade São Luís trabalha com Bolsas e Financiamentos estudantis para facilitar sua entrada na vida acadêmica.

Abaixo um resumo de cada programa.

Baixe nosso e-book com informações detalhadas de cada programa aqui!

FIES - PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos. Para concorrer, o candidato deve ter feito o ENEM a partir da edição de 2010, obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero. O novo fies está dividido em três diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar:

Modalidade I: destinada à oferta de vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos, sem carência de 18 meses após o fim do curso.

Modalidade II: destinada às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos, com taxas de juros que variam entre 2,5% a 3%.

Modalidade III: destinada a todas as regiões do Brasil com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Assim como a modalidade II, será destinada para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Sobre inscrições AQUI!

Mais informações AQUI.

 

Inscrições exclusivamente no site oficial do programa.
Inscrições FIES 2018/1:
DE 19 (segunda-feira) A 23 (sexta-feira) de fevereiro.
PROUNI - PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

O Programa Universidade para Todos - ProUni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

O candidato deve ser brasileiro, sem diploma de nível superior, ter cursado todo ensino médio em escola pública ou escola particular, mas com bolsa integral. Para concorrer, e ter feito o ENEM do ano atual, tendo atingido no mínimo 450 pontos e não ter zerado na redação.

Não perca tempo, inscreva-se! 
#ProUni2018 abriu inscrições neste dia 06 de fevereiro (terça-feira).
O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Inscrições de 6 a 9 de fevereiro de 2018.
As inscrições do PROUNI 2018:
De 06 (terça-feira) a 09 (sexta-feira) de fevereiro.
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA

O programa Bolsa Escola da Família, é uma bolsa integral (100%), onde o candidato deve estar regularmente matriculado na faculdade, e ter disponibilidade de prestar serviços comunitários desenvolvendo as atividades do Programa junto às Escolas Públicas, Estaduais ou Municipais, cumprindo a carga horária de 08 horas aos finais de semana.

Para se candidatar ao Programa Escola da Família, o estudante deverá preencher o formulário de inscrição, on-line e entregar a documentação necessária na Diretoria de Ensino mais próxima de sua cidade.

As inscrições para novos candidatos à Bolsa Universidade, no âmbito do Programa Escola da Família,
estarão abertas para início das atividades nas escolas em março de 2018.

CRONOGRAMA COMPLETO

Segue o cronograma detalhado das ações previstas no período de 06/02 a 03/03/18:

  • 06 a 15.02.18 - inscrição de novos candidatos à bolsa de estudos;
  • 06 a 19.02.18 - prazo para entrega da documentação pelos candidatos nas Diretorias de Ensino;
  • 06 a 21.02.18 - aprovação no site das fichas de inscrição dos novos candidatos pelas Diretorias de Ensino e pelas Instituições de Ensino Superior;
  • 22.02.18 - processamento da classificação e divulgação dos resultados para as Diretorias de Ensino e candidatos;
  • 22 a 28.02.18 - encaminhamento pelas DEs dos bolsistas classificados para início das atividades nas escolas em 03/03/18;
  • 03.03.18 - apresentação e início das atividades nas escolas dos novos bolsistas.

Faça sua inscrição AQUI!

Fonte: Site Escola da Família

Período de 06/02 a 03/03/18
PRAVALER CRÉDITO UNIVERSITÁRIO

O PRAVALER é um crédito universitário que permite você pagar seus estudos ao longo do tempo, de uma maneira mais leve. Você pode financiar as mensalidades do seu curso de graduação. O PRAVALER é um financiamento estudantil e os juros são de 2,19% ao mês. O crédito universitário PRAVALER funciona assim: no 1º contrato, você paga 57% do valor da mensalidade atual + taxa de juros ao mês. A partir do 2º e demais contratos, você paga 65% do valor atual das mensalidades + taxa de juros ao mês. O cadastro é on-line.

Mais Informações:

As inscrições já estão abertas.
Programa Institucional de bolsa de iniciação científica

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Objetivos do programa:

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • Contribuir para a valorização do magistério;
  • Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
  • Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Coordenadora Institucional: Profa. Dra. Ana Beatris Lia Vaccari

Coordenadores de Área:

Ciência Biológicas – Profa. Dra. Janaina F. Gonçalves Neto
Filosofia – Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti
Geografia – Profa. Ma. Rosane T. P. Figueiredo
História – Profa. Ma. Liamar I. Tuon
Letras/Inglês – Profa. Ma. Janaina M. Lopes Ferreira
Letras/Português – Profa. Dra. Roseli B. de Camargo
Matemática – Profa. Ma. Luciana Aquaroni
Pedagogia – Profa. Dra. Fabiana C. de Souza Stesse

Porta Pibid MEC: http://portal.mec.gov.br/pibid

 

E-mail: pibid2014@saoluis.edu.br
Dúvidas?
Dúvidas sobre os programas? Envie-nos uma mensagem!
>