Comissão própria de avaliação

Avaliando para melhorar a qualidade do ensino

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA

A Comissão Própria de Avaliação - CPA, instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES, é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional.

A Avaliação Institucional deve ser planejada com vistas à melhoria da qualidade dos serviços educacionais prestados “produzindo efetivamente correções na direção da melhoria de qualidade do processo pedagógico coerentemente com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)” (BRASIL, 2007a). Além disso, deve envolver os diversos atores da organização de ensino: discentes, docentes e funcionários técnico-administrativos.

O processo de avaliação da IES considera as oito dimensões, segundo as diretrizes do SINAES: Dimensão 1 - A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Dimensão 2 - Políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão; Dimensão 3 - Responsabilidade social da instituição; Dimensão 4 - Comunicação com a sociedade; Dimensão 5 - Políticas de pessoal; Dimensão 6 - Organização e gestão da instituição; Dimensão 7 - Infraestrutura física; Dimensão 8 - Planejamento e avaliação; Dimensão 9 - Políticas de atendimento aos estudantes; Dimensão 10 - Sustentabilidade financeira. Atualmente estas dimensões foram realinhadas a cincos grandes eixos: - Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional; - Eixo 2: Desenvolvimento Institucional; - Eixo 3: Políticas Acadêmicas; - Eixo 4: Políticas de Gestão; - Eixo 5: Infraestrutura Física.

Os objetivos do SINAES são a melhoria da qualidade na educação superior e a orientação da expansão, respeitando a diversidade, a autonomia e a identidade das instituições.

Orientadas por tais objetivos gerais, as avaliações realizadas pela CoPA e agora relatadas objetivaram ainda:

a) garantir processos de avaliação transparentes e inclusivos da maioria possível de membros do corpo docente, discente, técnico-administrativo e egressos, como objetivo de favorecer os compromissos, metas e objetivos da IES, explicitados no PDI que ser revertam na melhoria da qualidade dos serviços acadêmicos e de gestão;

b) conhecer e avaliar dimensões, Organização Acadêmica, Gestão Organizacional, Gestão de Pessoas, Instalações, como forma de validar ou propor reformulações ações da FESL;

c) produzir conhecimentos com dados confiáveis e relevantes sobre a faculdade;

d) avaliar o impacto das ações desenvolvidas no âmbito acadêmico para os diversos segmentos que o compõem (professores, coordenadores, técnico-administrativos e alunos);

e) avaliar de forma global as dimensões ensino, pesquisa e extensão;

f) elaborar diagnósticos dos indicadores avaliados;

g) Produção de relatórios quantiqualitativos dos resultados da coleta de dados;

h) divulgação dos processos e resultados da autoavaliação institucional à comunidade acadêmica;

i) identificar as fragilidades e as potencialidades como meio de possibilitar aprimoramento e a reformulações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e dos Projetos Pedagógicos Cursos (PPC).

j) sistematizar os relatórios institucionais com os resultados das avaliações interna e externas e encaminhar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP;

l) subsidiar e contribuir com as funções de planejamento estratégicos realizados pelos gestores da IES;

m) contribuir para efetividade de uma cultura avaliativa que leve os atores dos diversos segmentos desta Faculdade a participarem de forma mais atuante nos processos de tomada de decisão, nos canais abertos e legítimos para tais.

As atividades de avaliação são permanentes na IES desde a implementação do SINAES. Ocorrem em ciclos semestrais. Dessas ações resultam um conjunto estruturado de informações que permitem o diagnóstico da instituição e, sobretudo, identificar as causas dos problemas, as possibilidades e as potencialidades para melhorar e fortalecer a instituição contribuindo, assim, para as atividades de planejamento e replanejamento.

 

MEMBROS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

A equipe técnica da Comissão Própria de Avaliação - CPA, envolvida na formulação e execução do projeto de avaliação institucional é formada por docentes, funcionários, representante discente e membro da sociedade civil, conforme apresentado no quadro abaixo.

FUNÇÃO/REPRESENTAÇÃO

MEMBRO

Coordenadora CPA

Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti

Docente

Profa. Esp. Joselma Tarrafil de Souza

Docente

Profa. Dra. Fabiana Chinália

Funcionário técnico-administrativo

Joana Paula Pacola Bataier

Funcionário técnico-administrativo

Eliete Ferreira da Silva Rodrigues Serra

Representante Sociedade Civil

Paula de Oliveira Farias

Discente

Thaís Fernanda de Souza

 

REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS 

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - RELATÓRIOS ANUAIS 

RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2015-2016 – 1º Parcial

RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2016-2017 – 2º Parcial